Segundo o responsável, na próxima década, mais de 30 por cento dos empregos na Malásia serão afetados pela IA, dada a sua rápida inserção na sociedade contemporânea.
Uma avaliação governamental do contexto atual determinou que os setores da indústria transformadora, dos serviços e das tecnologias de informação experimentarão uma transformação significativa dentro de alguns anos, conforme explicado em reunião com a imprensa.
Portanto, as estimativas indicam que mais de 600.000 trabalhadores malaios terão de passar por programas de reconversão dentro de três a cinco anos para permanecerem relevantes no mercado de trabalho cada vez mais competitivo, à medida que os padrões profissionais mudarem.
Segundo Lih Kang, o governo promove que os cursos e formações oferecidos respondam aos padrões internacionais e às necessidades da Indústria 4.0.
O executivo criou recentemente o Conselho de Desenvolvimento Profissional Técnico e Tecnológico para ser responsável por tratar dos assuntos relacionados com a formação no país, tendo em conta o ambiente de trabalho para o futuro.
oda/msm / fav