Como parte da programação, a instituição, pertencente à Associação dos Trabalhadores do Estado e localizada na cidade de San Martín de los Andes, participará da Noite das Artes com um estande onde mostrará ao público uma réplica da La Poderosa motocicleta, naquela em que Guevara e seu amigo Alberto Granado percorreram a América Latina.
O edifício do museu é por si só uma peça de coleção que data de 1946 e mantém o espírito de meados do século passado, com um dispensador de combustível semelhante ao que ali se encontrava quando os dois jovens escolheram aquele local para pernoitar.
Segundo registros históricos, a viagem percorreu mais de 12 mil quilômetros, passando por 10 cidades argentinas e depois Chile, Peru, Colômbia e Venezuela.
Foi a primeira de duas viagens feitas por Guevara; a segunda foi com seu amigo Calica Ferrer.
Em ambas as ocasiões, Che pôde observar as tradições e desigualdades dos países da região, o que influenciou a sua formação ideológica e política.
Durante quatro dias, La Pastera manterá as portas abertas até às 00h00 locais e apresentará materiais audiovisuais de sua própria produção, incluindo uma entrevista com Ferrer, filmada na estação ferroviária de Retiro, de onde partiu com Guevara em julho. 1953.
Também será projetada uma obra com o depoimento do caçula da família Guevara de la Serna, Juan Martín.
Além disso, os visitantes poderão desfrutar do filme Diários de Motocicleta, que contou com a colaboração e assessoria de Granado e onde foi utilizada a réplica do Norton 500 com o qual chegaram a San Martín de los Andes em 31 de janeiro de 1952.
arco/gas/bj