10 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Brasil teve o ano mais quente já registrado em 2024

Brasil teve o ano mais quente já registrado em 2024

Brasília, 10 jan (Prensa Latina) O Brasil teve em 2024 seu ano mais quente desde o início dos registros, em 1961, segundo dados recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgados pelo Ministério da Agricultura e citados hoje pela mídia local.

Segundo a agência, a temperatura média no país no ano passado foi de 25,02 graus Celsius, 0,79 acima da média histórica de 24,2 registrada entre 1991 e 2020.

Depois de analisar os desvios nas temperaturas médias anuais de 1961 a 2024, o Inmet encontrou uma tendência de crescimento significativo da temperatura ao longo dos anos, disse o ministério.

O exposto acima, disse ele, pode estar associado às mudanças climáticas como resultado do aumento das temperaturas globais e das mudanças ambientais locais.

No início de dezembro, cientistas da União Europeia projetaram que 2024 seria o ano mais quente já registrado, em meio a preocupações crescentes sobre a variação atmosférica e seus impactos.

No ano passado, além das secas severas nos biomas Amazônia e Pantanal, também ocorreram enchentes catastróficas no estado do Rio Grande do Sul, que devastaram cidades inteiras e deixaram áreas submersas por semanas.

Fora do Brasil, a Itália sofreu com aridez acentuada, enquanto inundações devastadoras também ocorreram na Espanha, Sudão e Nepal.

Ondas de calor atingem México, Mali e Arábia Saudita. Além disso, ciclones deixaram rastros de destruição nos Estados Unidos e nas Filipinas, entre outros eventos climáticos extremos ao longo do ano passado.

Estudos científicos confirmaram que as mudanças climáticas causadas pelo homem são responsáveis ​​por todos esses desastres.

As emissões de dióxido de carbono provenientes da queima de combustíveis fósseis são a principal causa das mudanças climáticas.

Segundo o observatório europeu Copernicus, 2024 foi o ano mais quente já registrado, com uma média global de 15,10 graus Celsius, superando os 1,6 do período pré-industrial.

Este é o primeiro período a quebrar a barreira de 1,5 grau Celsius estabelecida no Acordo de Paris.

As causas incluem o aumento de gases de efeito estufa e fenômenos naturais como o El Niño. Especialistas alertam para desafios climáticos sem precedentes.

Incêndios florestais e eventos climáticos extremos aumentaram em frequência e intensidade.

“Estamos enfrentando um novo desafio climático para o qual não estamos preparados”, disse Carlo Buontempo, diretor do Copernicus.

Ele enfatizou a importância de usar dados para ajudar a sociedade a se preparar para lidar com segurança com eventos extremos resultantes das mudanças climáticas.

mem/ocs/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES