Em sessão solene no Salão Elíptico do Palácio Legislativo Federal, o presidente reeleito prestou juramento em ato simbólico sobre a Constituição original assinada pelo Comandante Hugo Chávez após sua aprovação em 1999.
O chefe de Estado reeleito declarou durante sua posse que cumpriria todos os mandatos e obrigações decorrentes da Carta Magna e das leis nacionais da República.
Ele garantiu que este novo mandato presidencial será de paz, prosperidade, igualdade e nova democracia.
“Juro pela história, pela minha vida, e farei isso, e faremos isso, eu juro”, enfatizou o presidente.
Maduro chegou ao Palácio Legislativo Federal acompanhado da primeira combatente e deputada à Assembleia Nacional, Cilia Flores, e da vice-presidente executiva Delcy Rodríguez.
Além do primeiro vice-presidente do Partido Socialista Unido, Diosdado Cabello, ele foi recebido pelo chefe do Poder Legislativo, Jorge Rodríguez.
Milhares de cidadãos também deram as boas-vindas ao presidente, posicionados ao redor do edifício parlamentar.
Uma vez dentro do Palácio Federal, Maduro foi recebido pela Mesa Diretora do Parlamento, que o acompanhou até o Salão Elíptico, onde foi aclamado pelos deputados e 51 delegações internacionais presentes, das quais 13 são chefes de Estado e de governo.
Mais de dois mil representantes de governos, movimentos sociais de mais de cem países de todos os continentes e organizações internacionais viajaram até esta capital para participar da posse de Maduro nesta sexta-feira, no Palácio Legislativo Federal.
Paralelamente à posse do líder bolivariano, milhares de venezuelanos de Caracas e outros estados do país se deslocam em direção ao centro histórico para acompanhar Maduro e celebrar o que eles descrevem aqui como uma assunção histórica.
mem/jcd/bj