O governo da ilha, em vista da prioridade que deu a essa atividade, decidiu alocar dezenas de milhares de pesos para aumentar o salário e outras formas de renda dos trabalhadores do setor elétrico, cujo reconhecimento social está crescendo junto com as adversidades.
Além de incentivar seus membros para esse trabalho tão importante, a comemoração do Dia dos Eletricitários relembra a intervenção da Companhia de Eletricidade de Cuba pelo revolucionário Antonio Guiteras em uma data semelhante, em 1934.
A complexa situação econômica da ilha, acentuada pela intensificação do bloqueio dos EUA, reflete-se de forma particularmente dura nessa atividade e tem seu efeito direto na interrupção do serviço de eletricidade.
Nesse contexto, os trabalhadores do setor dedicam longos dias à reabilitação das usinas de energia e à busca de inovações próprias para combater a obsolescência tecnológica e a impossibilidade de realizar todas as manutenções planejadas.
Apesar das limitações de recursos financeiros e materiais, os cubanos reconhecem a experiência, a disposição e os esforços dos trabalhadores do setor elétrico durante os desligamentos da SEN que ocorreram em 2024 como resultado dos problemas mencionados anteriormente.
Da mesma forma, essa corporação se destaca com especial relevância na substituição de linhas, torres de alta tensão e na restauração do serviço de eletricidade, após a passagem de fenômenos meteorológicos como os furacões Oscar e Rafael e os terremotos que afetaram várias províncias cubanas no ano passado.
O setor, juntamente com várias agências estatais, está realizando investimentos cruciais para transformar a matriz energética do país, incluindo a instalação de dezenas de parques solares fotovoltaicos que ajudarão a reduzir a dependência de combustíveis fósseis cada vez mais caros no mercado internacional.
lam/lld/jb