“Gostaria de me dirigir à população em geral, especialmente aos grupos vulneráveis, trabalhadores da saúde, mulheres grávidas, pessoas com doenças básicas e pessoas com mais de 60 anos de idade, que devem ir a um estabelecimento para receber sua dose anual (…)”, disse o epidemiologista.
Ele alertou, conforme citado em uma nota institucional, que essa dose fará a diferença entre desenvolver uma condição grave ou séria, com todas as suas complicações, ou enfrentar um resfriado mais leve.
Enríquez lamentou que o comparecimento à vacinação ainda seja baixo, apesar do país ter mais de 150.000 doses da vacina anti-Covid-19 disponíveis em todos os centros de saúde e centros de vacinação do país.
Esses imunizantes são administrados gratuitamente, sendo que a única exigência é uma carteira de identidade para o Registro Eletrônico de Vacinação Nominal.
A autoridade insistiu que as pessoas com doenças subjacentes, como diabéticos, obesos, pessoas com problemas cardíacos, digestivos ou pulmonares enfrentam um alto risco de complicações graves se forem infectadas com a Covid-19.
Durante a primeira semana epidemiológica deste ano, três mortes foram registradas em pacientes infectados com a doença e que sofriam de diabetes e hipertensão. Nenhum deles havia sido vacinado contra a doença.
“É uma patologia que terá surtos esporádicos”, enfatizou Enriquez, ‘mas continuará a se manifestar com mortalidade, especialmente em grupos de risco’.
Ele também fez um chamado a que o pessoal de saúde tome sua dose anual e lembrou que eles têm a responsabilidade de atender a população em tempo hábil, bem como de evitar baixas entre os recursos humanos do setor.
Com 467 casos de Covid-19 na primeira semana de 2025 e três mortes, o Ministério da Saúde anunciou no dia 10 deste mês um plano para comprar no exterior e distribuir nacionalmente 560.000 doses de vacina contra a doença para conter o ressurgimento.
Esse número de pessoas doentes foi 147 a mais do que nos sete dias anteriores e, em vista dessa realidade, o ministério responsável pelo sistema de saúde iniciou os preparativos para garantir uma distribuição rápida e eficiente do antídoto aos nove serviços departamentais de saúde (Sedes) do país.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma dose anual, como a vacina contra a gripe, é suficiente para proteger contra a Covid-19.
jha/jpm/jb