Tal avanço da obra localizada no município de San Pedro de Tiquina, a 121 quilômetros do centro de La Paz, foi confirmado em suas redes sociais pelo presidente Luis Arce, que afirmou que se trata de um “salto qualitativo para a era da ‘industrialização’”.
“(…) Hoje quero informar que a Fazenda de Peixes que estamos implementando no Lago Titicaca, La Paz, com um investimento que supera os 75,4 milhões de bolivianos (quase 11 milhões de dólares), já atingiu um avanço físico e financeiro superior a 90 por cento”, escreveu ele em sua conta X.
Com execução a partir de 3 jan de 2023, esta indústria terá capacidade para processar 488 toneladas (t) de peixes filés, duas mil toneladas de ração balanceada e 50 toneladas de farinha de peixe anualmente.
Também produzirá um milhão de alevinos de truta melhorados, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural.
“Com esta importante fábrica, não só reforçamos a nossa segurança com soberania alimentar, mas também melhoraremos o abastecimento de pescado do Lago Titicaca com qualidade, preços justos, acessíveis e com um abastecimento sustentável (…)”, acrescentou o dignitário.
Paralelamente a esse trabalho, outras três fábricas do setor estão em diferentes estágios de implantação.
São elas a Fazenda de Peixes da Amazônia (Rurrenabaque, departamento de Beni), com um investimento de 87,1 milhões de bolivianos (12 milhões de dólares), e a Fazenda Chaco, com 87,9 milhões de bolivianos (quase 13 milhões de dólares).
A essas obras se soma a Planta de Processamento e Embalagem de Trutas de Sacaba, em Cochabamba, com um gasto de 4,4 milhões de bolivianos (628 mil dólares).
Além desses projetos, o Governo criou o Programa Nacional para o Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Sustentáveis, com um orçamento de 65 milhões de bolivianos (mais de nove milhões de dólares).
Este último plano inclui a construção de 4.258 tanques e gaiolas para peixes em todo o país, o fornecimento de equipamentos, módulos de incubação para alevinos, produção de ração balanceada e oficinas de treinamento para o benefício de 3.070 famílias em 162 comunidades.
lam/jpm/bj