Vemos a América Latina como um dos polos poderosos da emergente ordem mundial multipolar.
Temos relações amplas com quase todos os países, disse o ministro em uma entrevista coletiva sobre os resultados da diplomacia russa em 2024.
O chefe da diplomacia observou que a Rússia está desenvolvendo ativamente relações com o Brasil não apenas em um formato bilateral, mas também dentro da estrutura da organização BRICS.
Lavrov lembrou que o Brasil assumiu agora a presidência desta associação, destacando que esta direção é promissora.
Ele também disse que a Rússia está atualmente estabelecendo relações com a liderança da Argentina, estudando quais oportunidades a cooperação entre os dois países pode apresentar.
Nossos principais parceiros, amigos e aliados – Venezuela, Cuba, Nicarágua – estão acompanhando de perto o que está acontecendo na Bolívia em relação à campanha eleitoral. Há fatos claros de que os Estados Unidos estão tentando intervir no país novamente e dividi-lo, disse Lavrov.
O ministro russo também destacou o apoio de seu país ao desenvolvimento da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos.
Ele também destacou que o lado russo mantém relações com o Mercosul e a Unasul, bem como com o Sistema de Integração Centro-americana e a Aliança Bolivariana para as Américas.
Lavrov realiza uma conferência dedicada aos resultados da diplomacia russa em 2024 no centro de imprensa do Ministério das Relações Exteriores em Moscou.
O evento é realizado anualmente e conta com a presença de jornalistas russos e estrangeiros.
mem/amp/bj