15 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Centro de Imunologia de Cuba foca em colaboração internacional

Centro de Imunologia de Cuba foca em colaboração internacional

Camagüey, 14 jan (Prensa Latina) Às vésperas do Dia da Ciência Cubana, o Centro de Imunologia e Produtos Biológicos da Universidade de Ciências Médicas mantém uma linha de convênios que hoje promovem projetos internacionais.

Depois de visitar a instituição que faz parte da Vice-Reitoria Acadêmica da universidade, a Prensa Latina pôde conhecer os detalhes de um programa voltado para a Europa.

Os detalhes foram fornecidos pelo graduado em Farmacologia Gerardo Brunet, que também agradeceu ao mestrado oferecido pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Camagüey por seu conhecimento.

“Dentre os programas podemos dizer que temos planos que visam o estudo e a produção com base em plantas medicinais”, explica o entrevistado.

“Não é segredo que há escassez de medicamentos, então encontramos uma alternativa na medicina natural que é terapêutica.”

Ele também defendeu a colaboração com a Associação de Técnicos em Açúcar e a Delegação de Agricultura, “e temos uma Rede de Plantas Medicinais, oficialmente conhecida como tal em nível científico em Cuba”.

“E focamos em uma projeção internacional que nos permita usar e endossar esses produtos para a população.”

“Um exemplo do acima exposto é o acordo entre a Universidade de Ciências Médicas e a Aboca (laboratório de suplementos naturais para o cuidado do corpo), uma empresa italiana com ampla tecnologia.

“A organização doou medicamentos naturais de alto impacto e primeira classe para doenças e distúrbios digestivos em idade pediátrica, e eles já estão sendo usados ​​pela nossa população”, disse o médico.

“Identificamos setores vulneráveis ​​e direcionamos os resultados da pesquisa conjunta para instituições de atendimento a crianças e idosos. Já faz um ano e meio que recebemos duas doações da Aboca”, disse Brunet.

O especialista, que lidera cerca de vinte pesquisadores, a maioria deles doutores em Ciências, também explicou que amostras da planta caña santa foram enviadas à instituição italiana.

“O Centro aprovou um projeto setorial voltado ao estudo e à aplicação da cana-de-santa, planta que possui propriedades para o tratamento da hipertensão arterial”, argumentou o entrevistado.

“Já pedimos análises físicas e químicas; estudos na Itália sobre os metabólitos que contém, para determinar se há consistência terapêutica. Sabemos o que contém, mas não quantos metabólitos para determinar esse fator, e dar valor agregado à bengala sagrada”.

Além da capacidade científica e do tributo do conhecimento, uma contribuição considerável à economia cubana, a prestação de serviços à população também faz parte da linha de trabalho do Centro de Imunologia e Produtos Biológicos, instituição emblemática da ciência antilhana.

jha/fam/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES