Na presença do Presidente angolano, João Lourenço, os chanceleres de ambos os países assinaram o Protocolo de Cooperação em Formação Linguística e Administrativa para Funcionários Públicos da Guiné Equatorial, na Sala de Tratados do Palácio Presidencial.
As partes também assinaram um Acordo sobre Agricultura, Pecuária e Florestas, que foi assinado pelo Ministro angolano da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, e seu homólogo Juan Mbula.
O terceiro instrumento foi o Protocolo de Cooperação Técnica em Aeronáutica, assinado pelo Ministro dos Transportes de Angola, Ricardo de Abreu, e pelo Ministro da Aviação Civil e Infraestrutura Aeroportuária da Guiné Equatorial, Norberto Bartolomé. Após a visita do Presidente Teodoro Obiang Nguema, foi assinada uma declaração conjunta, na qual ambas as partes defenderam o fortalecimento das relações.
As delegações de Angola e da Guiné Equatorial reuniram-se esta terça-feira antes da assinatura dos instrumentos legais, encontro onde debateram diversas questões relacionadas com o reforço dos laços entre os dois países.
O presidente da Guiné Equatorial chegou a Luanda na véspera em visita oficial, convidado pelo seu homólogo, João Lourenço.
A cooperação bilateral entre Angola e a Guiné Equatorial é marcada por laços históricos, culturais e econômicos, bem como por interesses comuns no contexto africano e internacional.
Ambos os países têm litoral no Atlântico e são membros de organizações como a Comunidade Econômica dos Estados da África Central, a União Africana e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
jha/kmg/ls