Segundo o gabinete de Cepeda, a decisão não responde apenas a uma medida económica face à situação de défice fiscal do país, mas também à austeridade no setor público para promover a justiça social.
Na Colômbia, o salário de um parlamentar equivale à renda de mais de 100 colombianos que vivem na pobreza, detalha a informação.
Acrescentou que é uma iniciativa do Senador Iván Cepeda, e conta com o apoio de vários grupos, incluindo o Pacto Histórico, o Partido da U, Mudança Radical, a Coligação Esperança Verde, o Partido Liberal, Fuerza Ciudadana, os Grupos Constituintes Especiais de Transição da Paz e dos Comuns.
O novo projeto propõe que os congressistas passem de 48 milhões de pesos por mês para 28 milhões, cerca de 6.500 dólares ao câmbio atual.
Desde 2015, pelo menos uma dezena de iniciativas semelhantes foram apresentadas no Legislativo, mas acabaram fracassando.
Segundo a análise, se for bem sucedida, a redução dos salários dos legisladores significaria uma poupança para o Estado de mais de 420 bilhões de pesos, ou seja, perto de 100 milhões de dólares.
ro/ifs / fav