No primeiro semestre de 2024, os países com maior quantidade desse tipo de transporte foram Brasil, México, Costa Rica, Colômbia e Chile.
No entanto, ao analisar os números do mercado em termos de número de veículos eletrificados per capita, o Uruguai é o país líder na América do Sul, seguido pelo Brasil e pelo Chile.
Segundo relatório de Olade, embora a América Latina ainda precise atingir níveis semelhantes aos das nações mais desenvolvidas em termos de eletromobilidade, “é notável o progresso que esta tecnologia de transporte tem experimentado nos últimos anos”.
Neste sentido, o relatório reconhece um “crescimento exponencial das vendas, da dimensão da frota de automóveis eletrificados e de autocarros elétricos em circulação”.
Os países líderes foram Brasil com 152.493 unidades, México com 36.887, Costa Rica 17.903, Colômbia com 14.407 e Chile com 6.184.
No nível continental, o Uruguai ficou em sexto lugar com 5.950 unidades elétricas em circulação, superando países de maior tamanho e população.
A Costa Rica tinha 34,3 veículos eletrificados por 10 mil habitantes e o Uruguai seguiu com 17,4 unidades nessa comparação populacional.
ro/ool / fav