Assim como aconteceu há poucos dias com estudantes universitários, agora haverá intercâmbios com povos indígenas, estudantes, empresários, acadêmicos e grupos da sociedade civil, explicou o secretário de Comunicação Social da presidência, Santiago Palomo.
Em entrevista coletiva, o governante convidou a população a ficar atenta a partir das 19 h, horário local, para a transmissão do evento, que ele descreveu como importante para poder se aproximar dos territórios e ouvir os cidadãos.
As plataformas governamentais transmitirão o evento e a TV Azteca Guate, segundo os organizadores, enquanto os canais de televisão e estações de rádio certamente se conectarão ao sinal oficial.
Arévalo, que completou um ano de mandato em 14 de janeiro, confirmou seus ministros interinos antes dessa data e apresentou o novo chefe da pasta de Comunicações, Infraestrutura e Habitação, Miguel Ángel Díaz.
O porta-estandarte do partido Movimento Semilla disse que começarão 2025 entregando ao povo a Primeira Colheita (resultado do período inicial de gestão), fruto do esforço e comprometimento da equipe de trabalho, afirmou.
Na última terça-feira, perante o Congresso da República, ele destacou as principais conquistas do período, entre elas o programa Minha Primeira Casa.
Ele acrescentou ainda que, em 2024, o apoio financeiro para a compra de material escolar será duplicado, beneficiando mais de três milhões de estudantes.
Ao mesmo tempo, acrescentou, milhares e milhares de pessoas terão melhor acesso aos serviços de saúde em suas comunidades, graças à abertura de 14 novos centros em diferentes localidades, que se somam à rede de atendimento integral.
Pela primeira vez, observou o sociólogo de profissão, aqueles que precisam de atendimento em qualquer hospital do país descobrirão que 92% deles estão abastecidos com medicamentos e equipamentos.
Nossa economia, a maior e mais complexa da América Central, alcançou o maior crescimento em mais de duas décadas, atingindo 3,7% em 2024, com uma das menores taxas de inflação dos últimos anos, de 1,7%, destacou.
Durante a sessão solene, ele delineou as quatro prioridades às quais pretende dar importância em seu segundo ano (desenvolver infraestrutura, construir produtividade e desenvolvimento, receber migrantes e promover oportunidades para os jovens).
Na terça e quarta-feira, o presidente concedeu entrevistas a diversos veículos de comunicação, nas quais abordou questões como sua relação com a procuradora-geral, Consuelo Porras.
ro/znc/bj