16 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cubanos na Venezuela satisfeitos com decisão dos EUA

Cubanos na Venezuela satisfeitos com decisão dos EUA

Caracas, 16 jan (Prensa Latina) A Associação de Cubanos Residentes na Venezuela (Accreven) comemorou a exclusão da ilha da lista espúria dos EUA de países que supostamente patrocinam o terrorismo, segundo foi apurado hoje.

Em comunicado, a Junta Diretiva Nacional da Accreven indicou que a inclusão de Havana nessa lista “é mais um mecanismo para exercer pressão política contra o nosso governo, e assim justificar a aprovação de muitas outras medidas para intensificar o bloqueio econômico” contra a nação das Antilhas.

Ele lembrou que a comunidade internacional sabe que isso foi criado pelo Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos de forma unilateral e com caráter extraterritorial, o que constitui uma violação do direito internacional e da não ingerência nos assuntos internos dos países.

Cubanos que vivem na Venezuela disseram que o atual presidente dos EUA, Joe Biden, tinha quatro anos desde o início de seu mandato para excluir Cuba da “lista infame”.

Eles disseram que ele está fazendo isso agora, no final de seu mandato presidencial e poucos dias antes de Donald Trump tomar posse como presidente do país do norte.

A situação política entre Cuba e os Estados Unidos piorou com a chegada ao poder de Trump, que, com a imposição de mais de 243 novas medidas punitivas cuidadosamente elaboradas e ações sem precedentes, aumentou a política de hostilidade daquele Governo contra Havana, destacaram.

Eles também afirmaram que todas as esferas da sociedade e a vida cotidiana dos cubanos sofreram o impacto “deste desenho, acentuado nos momentos mais difíceis da pandemia”.

Tudo com o objetivo de sufocar economicamente o país, subverter a ordem interna, criar uma situação de ingovernabilidade e derrubar a Revolução, declararam.

Diante desse cenário, a Associação de Cubanos Residentes na Venezuela considerou que a medida tomada “tem caráter limitado, pois não aborda o problema na raiz”.

Nesse sentido, ele apelou à comunidade internacional e a todos os amigos de Cuba para que continuem exigindo a eliminação total do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos há mais de 60 anos, sabendo que sua aplicação é ilegal e afeta diretamente o povo cubano.

mem/jcd/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES