Os sul-americanos estrearam na competição quarta-feira com uma surpreendente vitória por 29-29 sobre os noruegueses, apoiados por oito gols de Haniel Langaro, seis de Hugo Bryan Monte e quatro de Gustavo Rodrigues.
No início do dia, os portugueses derrotaram os americanos por 30 a 21, com sete gols de Pedro Portela e Martim Costa.
No grupo H de Zagreb, a Argentina perdeu para o Egito por 25 a 39 e a Croácia venceu o Bahrein por 36 a 22.
Na ação mais recente, Cuba sofreu sua primeira derrota hoje, perdendo de 19 a 41 para a Eslovênia no grupo G.
Os antilhanos não conseguiram frear o ataque dos europeus desde o início do jogo e perderam o primeiro tempo pelo dobro de gols (9 a 18), uma diferença que aumentou no segundo tempo com um placar de 10 a 23 no campo da Arena Zagreb.
Dariel Garcia liderou o ataque caribenho com quatro gols, seguido por Claudio Leandro Ramos, autor de três.
Para os eslovenos, Aleks Vlah marcou oito gols, Tadej Kljun seis, e Tilen Kodrin, Rok Ovnicek e Domen Novak marcaram quatro gols cada.
Na chave F, sediada em Oslo, o Chile perdeu para a Espanha por 22 a 31 e também perdeu pela primeira vez no torneio, que vai até 2 de fevereiro.
Esteban Salinas e Erwin Feuchtmann marcaram cinco gols para os sul-americanos e, para os vencedores, Daniel Fernandez marcou cinco e o trio Imanol Garciandia, Carlos Alvarez e Ian Tarrafeta, quatro.
No grupo B, a Itália derrotou a Argélia por 32 a 23 e, no C, a França venceu o Kuwait por 43 a 19.
A Dinamarca também conquistou sua segunda vitória na fase de grupos ao vencer a Tunísia por 32 a 21 no grupo B.
Mathias Gidsel foi o principal jogador dos campeões dinamarqueses, marcando nove gols, seguido por Simon Bogetoft, que marcou cinco gols.
Na chave F, a Suécia confirmou seu status de favorita ao vencer o Japão por 39 a 21, com Sebastian Karlsson marcando oito gols e Albin Lagergren sete. Finalmente, na seção G, a Islândia venceu Cabo Verde por 34 a 21 e, na seção C, a Áustria derrotou o Catar por 28 a 26.
npg/lam/am/jb