O comissário geral Demelash Gebremichael disse que os drones recém-adquiridos também facilitarão o controle do contrabando e a prevenção do tráfico de pessoas, conforme citado pela agência de notícias Addis Standard.
Gebremichael enfatizou que essa tecnologia oferece um apoio substancial à polícia nas operações de prevenção, vigilância e investigação de crimes.
“Ao integrar e coordenar unidades de patrulha a pé com patrulhas de drones em grandes cidades como Adis Abeba, a capacidade de combater o crime foi aprimorada. Essa abordagem, apoiada por tecnologia moderna, permite que a polícia enfrente os desafios de forma mais eficiente e responda a emergências de maneira organizada e robusta”, enfatizou.
Ele também revelou a implantação de um veículo de controle rodoviário de última geração, equipado com um sistema independente de comando e controle.
Esse último, acrescentou, é capaz de proteger rotas e gerenciar comboios VIPdurante eventos como as cúpulas dos líderes da União Africana, em que as estradas são temporariamente fechadas por motivos de segurança.
O anúncio do centro de tecnologia da polícia segue uma declaração recente do Escritório de Paz e Segurança da cidade de Adis Abeba sobre o uso de drones para manter a paz durante o próximo feriado de Timket (Epifania), em 19 de janeiro.
O chefe do escritório, Lidya Girma, disse que os preparativos estão em andamento para garantir que a celebração, que é considerada o batismo de Jesus Cristo e atrai os fiéis da Igreja Ortodoxa e o público em geral, ocorra sem preocupações com a segurança.
Girma anunciou a implementação de “operações de manutenção da paz assistidas por drones” para evitar que “elementos antipaz” explorem o feriado para atividades perturbadoras.
npg/nmr/jb