Às 15h, horário local, o Súper Chivos do técnico local Amarini Villatoro buscará, mesmo sem seu craque, o mexicano Raí, dar um primeiro golpe de autoridade na visita ao campo de Winston Pineda de Los Cebolleros.
O diretor da equipa Altense, Amarini Villatoro, garantiu que o objetivo é lutar pelo troféu, “primeiro para classificar-se e porque não pensar num bicampeonato”, frisou.
Apesar do pouco tempo que teve para se preparar, o treinador mostrou confiança em conseguir um bom resultado neste confronto inicial.
Na véspera, o lateral Cobán Imperial aproveitou a audiência no José Ángel Rossi contra o Malacateco para marcar aos 27 minutos, através do centroavante argentino Jonathan Morán.
O reforço costarriquenho se vestiu de herói ao simplesmente empurrar a bola após jogada individual dentro da área do meia chapín Delfino Álvarez. Os Toros pressionaram pelo empate no segundo tempo, chegando algumas vezes com perigo ao gol rival, mas a defesa dos comandados pelo técnico mexicano Roberto Montoya foi sólida e conseguiu manter a vantagem de 1 a 0.
Outro que saiu pela porta larga foi o Comunicaciones, ao vencer o Deportivo Mixco por 2 a 1 em toda a linha anfitriã no Cementos Progreso, graças aos treinos aos 24 do atacante uruguaio Diego Casas e aos 45 do meia ofensivo local Lynner García.
O melhor time do país em 2024, o Antigua GFC, agora comandado pelo estrategista argentino Mauricio Tapia, derrotou o Guastatoya por 3 a 0 em sua casa do Pensativo, que saiu com cinco caras novas, mas sem pólvora.
No primeiro tempo os Coloniais dominaram, embora sem marcar, deixando o meio-campista Oscar Santis aos 67 minutos e aos 78 minutos o recém-retornado jogador do Dinamo Tbilisi da Liga Georgiana apareceu novamente.
O último gol do jogo foi marcado aos 89 pelo jovem Diego Fernandez, de 19 anos, que estreou em boa forma pela equipa sénior do Panzas Verdes.
O Deportivo Marquense, liderado pelo ex-jogador e técnico de futebol costarriquenho Hernán Medford, conquistou a vitória por 2 a 0 no campo Marquesa de la Ensenada contra o Xinabajul Huehue.
Os também fortes jogadores do Municipal vão descansar nesta primeira jornada devido à conhecida desfiliação por problemas financeiros do Deportivo Zacapa.
Os Reds do argentino Sebastián Bini fizeram mudanças importantes, mas terão que esperar para mostrar sua classe até quarta-feira, dia 22, às 12h30, quando receberão o Deportivo Achuapa no Manuel Felipe Carrera, da capital.
mem/znc/cm