Sancti Spíritus,19 jan (Prensa Latina) Inúmeras atividades são promovidas hoje nesta província central para prestar homenagem cultural ao Herói Nacional de Cuba, José Martí (1853-1895), no 172º aniversário de seu nascimento.
De 16 a 18, realizou-se nesta cidade o XIX concurso competitivo de miniaturas José Martí, Ecologia e Artes, promovido pela seção provincial da Sociedade Cultural José Martí (SCJM), cujos prêmios foram entregues na véspera.
Isto foi expresso à Prensa Latina por Juan Eduardo Bernal, presidente da SCJM na província, que acrescentou que participaram cerca de 50 representantes de Havana, Cienfuegos, Villa Clara, Ciego de Ávila, Las Tunas e do território anfitrião, num total de 83 obras.
Várias salas com miniaturas permanecerão abertas ao público até o final de fevereiro em diferentes instituições culturais do município sede, acrescentou Bernal.
Esses espaços da cidade de Sancti Spiritus são a central Galeria de Arte Oscar Fernández-Morera, localizada na movimentada avenida, a Casa de Cultura Osvaldo Mursulí e o Centro Provincial do Patrimônio, destacou.
A uma pergunta da Prensa Latina, destacou que nos próximos dias 22 e 23 acontecerá a 18ª edição do Simpósio Com Todos e para o Bem de Todos no Museu de Luta contra os Bandidos, na cidade centro-sul de Trinidad.
É organizado pela Câmara Municipal do SCJM na terceira das sete primeiras localidades fundadas em Cuba pelos espaços ñole e contará com a participação de pesquisadores da vida e obra de Martí, o mais universal dos cubanos.
Enquanto isso, no dia 21, será realizada no município de Yaguajay, no norte do país, a conferência Fernando Martínez Heredia, destacado pensador e ensaísta cubano, falecido em 2017, em homenagem ao Mestre e Apóstolo.
No dia 23, na sede da SCJM em Sancti Spíritus, o espaço Café Bonaparte será dedicado à poesia de José Martí, e terá como convidado o conceituado narrador, poeta e doutor em Ciências Filológicas Ramón Luis Herrera.
O ilustre patriota, poeta, jornalista e escritor José Martí, cuja obra A Idade de Ouro é uma das mais belas e conhecidas, nasceu em 28 de janeiro de 1853 em Havana e tombou em combate pela independência de Cuba em 19 de maio de 1895.
oda/mpg/cm