22 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba presta homenagem póstuma ao fundador da Meliá Hotels

Cuba presta homenagem póstuma ao fundador da Meliá Hotels

Madri, 21 jan (Prensa Latina) Visionário e com um compromisso inabalável com Cuba, o fundador da rede espanhola Meliá Hotels, Gabriel Escarrer Juliá, recebeu hoje uma sincera homenagem.

Na sede da Embaixada de Cuba na Espanha, familiares e membros do conselho de administração da rede maiorquina Meliá, liderada por seu filho Gabriel Escarrer Jaume, compareceram à homenagem centrada na entrega da Ordem da Solidariedade para a maior ilha das Antilhas.

A estreita relação com Cuba de Escarrer Juliá, falecido em novembro passado em Palma de Maiorca, resultou em 36 hotéis da rede e 16 mil quartos hoje, desde o início de sua trajetória com a abertura do Sol Palmeras em 1990. , junto com o falecido líder da Revolução Cubana, Fidel Castro.

Foi o Ministro do Turismo, Juan Carlos García Granda, o encarregado de ler o decreto em Setembro passado, quando o Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, concedeu a distinção ao promotor de uma das explorações hoteleiras de maior sucesso do mundo.

Ao agradecer a condecoração, Escarrer Jaume confessou que saber da condecoração antes de morrer deu imensa alegria ao pai, “que falou de dois lugares que marcaram um antes e um depois em sua vida, Bali, na Indonésia, onde abriu seu primeiro hotel em 1984, e Cuba.”

Dois visionários que alguns chamavam de loucos se juntaram, e o tempo provou que eles não eram tão loucos e sim muito visionários; e sempre valorizou a confiança depositada no grupo pelos cubanos, repetindo sempre: não podemos decepcioná-los, enfatizou.

Anteriormente, o Primeiro-Ministro da Ilha, Manuel Marrero, enviou um vídeo emocionado recordando passagens do percurso do promotor da cadeia, entre elas o facto de aos 21 anos já ter o seu primeiro hotel e “o embrião do que viria a ser” surgiu então o grupo Meliá”.

Marrero, que foi ministro do Turismo de Cuba, disse que aos poucos Escarrer Juliá criou um império turístico, que agora é o Meliá Hotels International.

“Um dia ele chegou a Cuba, conheceu Fidel, ambos compartilhavam sonhos, mas havia uma realidade, ele se apaixonou pelo nosso país e veio para ficar. O que ele chamou de Cavalo Vencedor, se concretizou em 10 de maio de 1990 , quando junto com Fidel inaugurou o Sol Palmeras em Varadero”, disse ele.

Ele acrescentou que trocou ideias em inúmeras ocasiões com o antigo dono do Meliá, com quem aprendeu muito, e teve a satisfação de vê-lo curtir a inauguração de um grande hotel com a chancela da rede, o Internacional de Varadero.

Por sua vez, Marcelino Medina, embaixador de Cuba na Espanha, expressou a honra de sediar esta atividade na sede diplomática por decisão da família, por todo o simbolismo que representa.

Ele também expressou sua “eterna admiração por Escarrer Juliá por seu compromisso com Cuba, sua corajosa e inabalável amizade com nosso país e com Fidel”.

Estiveram presentes na cerimônia Gabriel Canaves, Carlos González e outros executivos do Meliá, representantes da equipe em Cuba, além de amigos próximos da família.

rc/ft/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES