22 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

República Dominicana acha saída dos EUA do acordo climático um revés

República Dominicana acha saída dos EUA do acordo climático um revés

Santo Domingo, 21 jan (Prensa Latina) O ex-ministro do Meio Ambiente dominicano, Francisco Domínguez, descreveu hoje a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de retirar seu país do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas como um "retrocesso preocupante".

Dominguez disse que essa medida afeta os esforços globais para conter o aquecimento global e aumenta o risco para países vulneráveis, como a República Dominicana.

Ele argumentou que temperaturas mais altas, tempestades mais intensas, erosão costeira e perda de biodiversidade que ameaçam o futuro são evidências de que a mudança climática é uma realidade com a qual convivemos todos os dias.

Por isso, o antigo chefe de Estado considerou essencial que todas as nações assumam o seu compromisso com este desafio global.

Ele lembrou que a República Dominicana está entre os países mais vulneráveis ​​às mudanças climáticas e alertou que fatores como a elevação do nível do mar, furacões mais agressivos e secas prolongadas afetam a economia, a segurança alimentar e a vida de milhares de cidadãos.

“Nosso país depende do turismo de praia, mas a erosão costeira e a elevação do nível do mar ameaçam essa fonte de renda. Além disso, muitas comunidades vivem perto de rios que transbordam durante chuvas fortes e causam sérios danos”, alertou.

O ex-ministro observou que, apesar dos riscos, as medidas de adaptação têm sido insuficientes. O desmatamento continua, os ecossistemas costeiros estão em perigo e muitas comunidades continuam expostas a desastres naturais sem infraestrutura adequada.

Segundo o ex-funcionário, a República Dominicana precisa de políticas mais fortes para proteger suas florestas, rios e costas, porque, caso contrário, os custos continuarão aumentando.

Ele pediu o fortalecimento dos compromissos ambientais e a continuidade do trabalho conjunto para enfrentar as mudanças climáticas. Ele enfatizou que cada nação tem a responsabilidade de reduzir seu impacto ambiental e proteger os recursos naturais.

No dia anterior, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto retirando seu país pela segunda vez do Acordo de Paris, que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa que causam o aquecimento global.

A medida, anunciada por Trump em seu primeiro dia no cargo, representa um golpe nos esforços globais para combater o aquecimento global, dizem especialistas.

O presidente retirou os Estados Unidos deste pacto em seu primeiro governo (2017-2021), mas seu sucessor Joe Biden devolveu o país ao acordo.

Os Estados Unidos são um dos maiores emissores de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa.

jha/mpv/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES