O Comandante Estratégico Operacional da FANB, General em Chefe Domingo Hernández, informou ontem que a FANB avança nos preparativos “para seu desdobramento em todo o país na execução dos exercícios populares, militares e policiais Escudo Bolivariano”.
Hernández lembrou em sua conta do Instagram que as manobras acontecerão nesta quarta e quinta-feira “Por uma Venezuela em paz, soberana e democrática!”
Este será o primeiro exercício militar-policial popular do ano, no qual os participantes defenderão “fronteiras, vilas, costas, cidades e elementos vitais do país”, anunciou o presidente Nicolás Maduro no último domingo.
O chefe de Estado pediu uma fusão popular-militar-policial perfeita para marcharmos juntos para “mostrar que a Venezuela tem o poder de viver em paz, exercendo sua plena soberania, em democracia e liberdade”.
Em comunicado, o ministro da Defesa venezuelano, general Vladimir Padrino, afirmou que este exercício será realizado em “nível superlativo em termos estratégicos, operacionais e táticos”.
O Vice-Presidente de Soberania Política, Segurança e Paz explicou que a interoperabilidade entre pessoas organizadas, unidades militares e órgãos de Segurança Cidadã será otimizada em suas diferentes fases.
Além disso, vários sistemas de armas e Unidades de Reação Rápida mistas serão implantados com maior sincronização, disse ele.
O comandante-em-chefe disse que serão implementadas “operações que garantam a defesa militar e a ordem interna do país”.
Eles também garantirão o funcionamento dos serviços básicos e a segurança das instalações estratégicas, “ao mesmo tempo em que tornarão nossas cidades e fronteiras inexpugnáveis em todo o espaço geográfico nacional”, disse ele.
Padrino declarou seu “orgulho insondável” de que toda a nação começou um novo ano marcado pelo triunfo da democracia e das instituições.
No entanto, ele alertou que “os inimigos internos e externos, em sua frustração, não param de gerar ameaças e agressões para causar ansiedade e instabilidade, mas nunca conseguirão”, alertou.
O primeiro vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela, Diosdado Cabello, anunciou na última segunda-feira em entrevista coletiva que a organização política participará ativamente dos exercícios militares Escudo Bolivariano 2025.
Ele disse que todos os venezuelanos que amam este país estão convidados para as manobras e destacou que amanhã os militantes revolucionários e o povo chavista sairão às ruas em defesa da Revolução Bolivariana e para comemorar o 67º aniversário da rebelião cívico-militar de 1958.
arc/jcd/bj