24 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolivianos recebem o deus Ekeko no ano do Bicentenário

Bolivianos recebem o deus Ekeko no ano do Bicentenário

La Paz, 24 jan (Prensa Latina) Centenas de bolivianos se reuniram no centro de La Paz nos primeiros minutos de hoje, motivados pela tradição de dar graças ao deus da fertilidade e da abundância, Ekeko, pelos favores concedidos em 2024.

Por Jorge Petinaud Martínez

Correspondente-chefe na Bolívia

Apesar do frio predominante na noite de quarta-feira, a Prensa Latina verificou a existência de longas filas de pessoas de várias idades nas mesas dos artesãos para comprar cédulas em miniatura, títulos profissionais, casas e outras criações, que refletem seus desejos para o Ano do Bicentenário da Bolívia (6 de agosto).

Em uma demonstração de gratidão por terem seus pedidos atendidos, muitos deles doaram todos os tipos de mini-objetos após a meia-noite de 24 de janeiro, com um grande número de dólares em miniatura, refletindo a escassez dessa moeda.

As cédulas, que, de acordo com o costume, são lançadas ao ar e aqueles que desejam 365 dias de prosperidade monetária devem pegá-las antes que caiam no chão, são muito impressionantes.

Fiéis a uma tradição que remonta às comunidades originais dessas terras, os agradecidos praticam essas dádivas antes da inauguração das Alasitas ao meio-dia de 24 de janeiro, um evento favorecido pela tolerância trabalhista concedida pelo Ministério do Trabalho.

Os criadores começam os preparativos para a celebração do Dia do Artesão na Bolívia (16 de dezembro) paralelamente à estação chuvosa e à abundância, que em 24 de janeiro, às 12h horário da Bolívia, mobiliza milhares de pessoas de La Paz.

Essa é a Alasitas, uma tradição incluída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em sua lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Não é apenas mais um evento de feira, pois, devido a seu simbolismo, inclui a fé no objeto que é adquirido para que o Ekeko, a Pacha Mama ou o deus dos cristãos “o devolva grande”, dizem as milhares de pessoas que participam, especialmente na Plaza Murillo, no quilômetro zero de La Paz.

A Feira de Alasitas (que em aimará significa “compre-me”) é uma tradição na cidade de La Paz que remonta a antigas tradições dessa comunidade nativa. Devido a esse valor das culturas bolivianas, em dezembro de 2017, a Unesco declarou os Passeios Rituais na cidade de La Paz durante a Alasita como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Essa tradição andina é tão forte que está profundamente enraizada em várias áreas do leste da Bolívia e nas chamadas terras baixas da Amazônia.

npg/jpm/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES