A Sociedade Chilena de Astronomia alertou sobre o risco de uma instalação destinada à produção de hidrogênio verde que causaria poluição luminosa e ambiental em céus considerados os melhores do mundo para a observação de estrelas.
Isso, segundo a instituição, comprometeria décadas de trabalho científico e o uso de tecnologias avançadas, como a ótica adaptativa, que são fundamentais para a obtenção de imagens claras do universo.
Paranal é considerado vital para a comunidade astronômica mundial e o vizinho Cerro Armazones é o local da construção do Extremely Large Telescope (ELT), o maior telescópio desse tipo no mundo, que estará operacional em 2028.
Os especialistas acreditam que o ELT, equipado com um espelho de 39 metros de diâmetro e tecnologia de infravermelho, mudará a compreensão atual do espaço profundo.
No entanto, a principal condição para o sucesso dessas observações, que são os céus escuros do Atacama, no norte do Chile, seria afetada pela emissão de luz e detritos do projeto de energia, localizado a apenas 10 quilômetros de distância.
O Consórcio de Universidades Estaduais Chilenas e o Conselho de Reitores também expressaram preocupação com o possível dano a uma vantagem única e exclusiva do país, que permite ir além das fronteiras conhecidas do universo.
Eles destacaram, por exemplo, que a partir do Observatório Paranal foi obtida a primeira imagem de um exoplaneta, bem como a investigação de um buraco negro supermassivo, detectado no centro da Via Láctea.
A Reitora da Universidade do Chile, Rosa Devés, lembrou que essa é uma área na qual o Chile é um ator mundial, daí a importância de unir forças para proteger os céus.
Quando perguntado sobre isso, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação, Aisén Etcheverry, disse que estavam sendo feitos esforços para encontrar soluções que permitissem a realização dessas duas atividades.
A astronomia, disse ela, é uma atividade essencial e continuará a ser uma prioridade, juntamente com o desenvolvimento de energias renováveis, que são essenciais em termos de mudança climática.
npg/car/eam/jb