Rodríguez, liderando uma delegação caribenha convidada para o Segundo Congresso do Partido da Prosperidade, que se reunirá de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, destacou os laços históricos de amizade entre ambos os países e o apoio de Adis Abeba à luta contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposta pelos Estados Unidos contra Cuba.
O vice-presidente do Parlamento etíope, Yeshimbet Demissie, referiu-se aos esforços internacionais para remover Cuba da lista dos Estados Unidos de países suspeitos de patrocinar o terrorismo, uma medida que o país caribenho considera injusta e infundada.
A este respeito, destacou que cada membro do Grupo Parlamentar de Amizade com a ilha assinou a carta internacional, solicitando sua retirada daquela lista espúria e reafirmou seu apoio a essa causa.
A estreita cooperação bilateral foi destacada pelo diretor de Relações Exteriores do órgão legislativo, Dima Nogo Serbo, que lembrou o apoio incondicional que Cuba prestou à Etiópia em momentos-chave de sua história.
Sebo também se referiu à rejeição do bloqueio dos EUA contra Havana, sua reintegração à lista de países suspeitos de patrocinar o terrorismo pelo governo Donald Trump e apoiou o fechamento da base naval de Guantánamo, território ocupado ilegalmente por Washington no leste de Cuba.
Sob o comando do ex-presidente George W. Bush (2001-2009), uma prisão foi aberta no enclave em 2002 para deter acusados de terrorismo, alvo de denúncias por violações de direitos humanos.
Por sua vez, o presidente do Grupo Parlamentar de Amizade com Cuba, Abdulkedir Gelgelo, destacou a importância de fortalecer os laços bilaterais em diversas áreas, incluindo educação, saúde e cooperação técnica.
O encontro reafirmou a vontade de ambas as nações de continuarem estreitamente
A Embaixada de Cuba na Etiópia fortaleceu suas relações diplomáticas e de cooperação em um contexto internacional marcado por desafios comuns e pela necessidade de fortalecer a solidariedade entre os povos, segundo informações enviadas à Prensa Latina pela Embaixada de Cuba na Etiópia.
gnp/rmn/ls