1 de February de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Preocupação no Uruguai pelo fechamento de empresas estrangeiras

Preocupação no Uruguai pelo fechamento de empresas estrangeiras

Montevideo, 1 fev (Prensa Latina) O anunciado fechamento das operações da empresa japonesa Yazaki no Uruguai preocupa hoje o atual e o próximo governo e as organizações sindicais.

A Yazaki, depois de 20 anos de atividade no Uruguai produzindo autopeças e outros produtos, antecipou intempestivamente o fechamento de suas fábricas em Colonia e Las Piedras (departamento de Canelones), onde trabalham cerca de 1.200 trabalhadores.

A futura ministra da Indústria, Energia e Mineração, Fernanda Cardona, alertou sobre outros possíveis conflitos. Há outros tipos de indústria que também estão com problemas, como as indústrias de laticínios e química”.

Eles já nos enviaram situações preocupantes”, disse ele. O presidente do PIT-CNT, Marcelo Abdala, repudiou a decisão da Yazaki de se mudar para o Paraguai, alegando perda de concorrência devido à alta agitação trabalhista.

Ele disse que essa é uma “ação dissimulada, ardilosa e traiçoeira contra os trabalhadores do país”.

Ele disse à imprensa que, em novembro, a Yazaki agradeceu aos funcionários de suas fábricas, cujo trabalho lhe permitiu manter o processo de produção.

O ministro do trabalho indicado para o próximo governo da Frente Ampla, Juan Castillo, disse que havia “coisas estranhas” na decisão da empresa e lamentou o fato de ela não ter informado o governo ou o sindicato anteriormente.

O sindicato da empresa está aguardando a intervenção do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTSS), que também se disse surpreso. As negociações de última hora promovidas pelo MTSS não conseguiram reverter a saída da empresa japonesa.

Há uma questão subjacente que tem a ver com competitividade e custos, além dos benefícios que foram concedidos a essa empresa de autopeças, reconheceu o presidente eleito, Yamandú Orsi.

A retirada da Yazaki se junta a outras empresas estrangeiras que decidiram parar de produzir no Uruguai por motivos semelhantes. Em maio do ano passado, a Fanacif – de propriedade da brasileira Frasle Mobility – anunciou a interrupção de suas operações.

Com argumentos semelhantes aos da Yazaki, a empresa decidiu transferir a produção de componentes do sistema de freio para o Brasil. Eles se tornam importadores; a lógica é ganhar dinheiro”, disse o presidente do sindicato dos metalúrgicos, Danilo Dárdano.

Os sindicatos locais de laticínios descreveram o fechamento como “uma falta de respeito ao Uruguai”.

jha/ool/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES