Isso foi anunciado pelo ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, no Telegram, após uma reunião com seu homólogo do gigante sul-americano, Mauro Vieira.
Os principais diplomatas se reuniram na capital do Suriname no contexto da XV Reunião de Ministros das Relações Exteriores da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.
“Tivemos o prazer de ter uma reunião cordial com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira”, disse ele.
Gil ressaltou que essa reunião “nos permitiu reafirmar nossos laços de amizade e respeito mútuo pela soberania de nossos povos”.
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela disse em outra mensagem que está participando da reunião em nome do presidente Nicolás Maduro.
Ele valorizou que essa reunião é fundamental para tratar da cooperação regional para a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia, um recurso vital para a humanidade.
“A Venezuela apresenta nesta ocasião o sexto T do Plano para a Pátria: a transformação ecológica”, disse ele.
Ele disse que esse princípio “nos impele a reorganizar a produção e o consumo capitalistas a fim de enfrentar efetivamente a crise climática que afeta a todos nós”.
mem/jcd/bm