4 de February de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Tribunal equatoriano declara inconstitucionais os decretos de Noboa

Tribunal equatoriano declara inconstitucionais os decretos de Noboa

Quito, 3 de fev (Prensa Latina) O Tribunal Constitucional do Equador declarou hoje que os decretos nos quais o presidente Daniel Noboa nomeou Cynthia Gellibert como chefe do Poder Executivo em vez da vice-presidente Verónica Abad são incompatíveis com a Constituição.

O Tribunal, que atrasou a divulgação da decisão por mais de uma semana, reconheceu a natureza “sui generis” dos decretos executivos 500 e 505 emitidos por Noboa para fazer campanha pela reeleição, mas eles são “contrários ao Artigo 146 da Constituição”.

O órgão judiciário afirmou ainda que, ainda que os decretos tenham perdido a validade antes da edição da decisão, a instituição continua autorizada a julgá-los, pois têm potencial para produzir efeitos contrários à Constituição.

“Ou seja, sua curta vigência não é impedimento para que este órgão exerça seus poderes de controle constitucional para garantir a supremacia da Constituição”, diz o comunicado.

Da mesma forma, o Tribunal reiterou que o cargo de presidente somente pode ser exercido pelo presidente ou por quem a Constituição determinar que seja seu substituto, razão pela qual os decretos contradizem o disposto no artigo 146 da lei fundamental.

A decisão de anular os decretos veio à tona três dias antes do fim da campanha eleitoral anterior às eleições de 9 de fevereiro e depois que Noboa deixou Gellibert encarregado de funções presidenciais em quatro ocasiões enquanto ele realizava atividades de proselitismo.

O atual presidente é um dos 16 candidatos que concorrem à presidência para o período de 2025-2029 e, de acordo com o artigo 93 do Código de Democracia, os funcionários que buscam a reeleição devem solicitar autorização para fazer campanha.

Porém, neste caso, a polêmica está no fato de que ele deixou uma funcionária pública no lugar dela e não a vice-presidente eleita, Verónica Abad.

oda/avr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES