O titular do Minjus, Oscar Silvera, e o primeiro vice-ministro do Minrex, Gerardo Peñalver, assinaram o documento que formaliza a mudança do órgão dirigente daquele serviço, que no ano passado legalizou mais de 1,5 milhão de documentos.
Segundo as avaliações de ambos os executivos, a transferência visa integrar e facilitar o processo de legalização que é realizado pelos órgãos de registro, escritórios de advocacia e consultorias, e pela unidade de legalização.
Eles ressaltaram que a partir de hoje, o Minrex deixará de oferecer este serviço, que será assumido integralmente pelas entidades do Minjus, lideradas pelo Grupo Corporativo de Escritórios de Advocacia Internacionais Legal Services S.A.
Ambos os ministérios adotaram as medidas necessárias para implementar a transferência, garantindo a continuidade da referida atividade sem interrupções do serviço aos usuários, asseguraram.
Neste contexto, o Minrex transfere essas funções ao Minjus com um ritmo diário de legalização de mais de oito mil documentos, sem atrasos perante as entidades credenciadas e uma redução notável nos prazos de entrega, disse o vice-chefe do Ministério das Relações Exteriores.
Peñalver agradeceu aos funcionários que durante vários anos desempenharam esta tarefa no Departamento de Assuntos Consulares do Ministério das Relações Exteriores e expressou sua confiança de que o Ministério da Justiça dará continuidade a este trabalho voltado para a população.
Por sua vez, Silvera elogiou os resultados obtidos pelos profissionais responsáveis por estas funções até agora, reconheceu seu esforço e dedicação e expressou o compromisso de sua organização em “manter esta tarefa robusta e ágil diante das pessoas”, da qual assumirão aproveitar as experiências acumuladas pela Direção de Assuntos Consulares do Ministério das Relações Exteriores.
Em declarações à imprensa, o presidente do Grupo Corporativo de Escritórios de Advocacia Internacionais esclareceu que não há alteração nos efeitos dos documentos anteriormente processados pelo Minrex, apenas muda o órgão que atua no referido processo.
ro/lld/ls