5 de February de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Médicos cubanos previnem cegueira e restauram visão no México

Médicos cubanos previnem cegueira e restauram visão no México

Cidade do México, 4 de fev (Prensa Latina) Especialistas cubanos em oftalmologia estão contribuindo hoje no estado mexicano de Baja California Sur para a formação de profissionais de saúde e a recuperação da visão em pacientes de baixa renda.

Em entrevista à Prensa Latina, Teresa de los Ángeles Casanova, cirurgiã-chefe dessa equipe no Hospital Juan María de Salvatierra, na cidade de La Paz, comenta as características de seu trabalho e os resultados obtidos no âmbito da colaboração entre ambos os países.

Segundo o integrante da brigada médica da ilha nesta nação, o centro, considerado referência, recebe pacientes com traumas oculares de toda a entidade, e ali três profissionais da maior das Antilhas atendem crianças desde recém-nascidos até adultos já com mais de 18 anos – vivido.

“Realizamos ações cirúrgicas semanais, inclusive de pterígio, catarata e outros tipos de doenças oculares”, disse o médico, que destacou a realização de campanhas cirúrgicas relacionadas à segunda afecção em 2023 e 2024.

Da mesma forma, profissionais da nação caribenha têm participado “de processos de ablação, de transplantes de múltiplos órgãos, alternadamente com cirurgiões a nível de rim e córnea, obtendo precisamente órgãos para pacientes necessitados”, destaca.

“Continuamos muito ligados a todos os serviços do hospital”, afirma, “como a pediatria, a oncohematologia pediátrica, concretamente a interação e o acompanhamento destas crianças, bem como o serviço ao nível da ginecologia, da medicina interna” e outros.

Referindo-se ao propósito do seu trabalho nestas terras, que visa prevenir a cegueira, a especialista com 33 anos de experiência manifestou a sua satisfação ao afirmar que permitiram a muitas pessoas recuperar a visão e alcançar uma melhor qualidade de vida.

Temos muitas histórias emocionantes, principalmente no atendimento a crianças, porque também recebemos bebês com traumas oculares e o fato de uma criança “não ter deficiência ou não perder um olho é um bem muito valorizado e sem custo”, disse ele. .

Em sua opinião, o povo mexicano não só é grato pelo atendimento médico que os especialistas cubanos podem oferecer, mas também pela sensibilidade e humanismo, assim como pelo respeito à profissão com a qual trabalham, “uma característica reconhecida em todo o mundo”.

“Não somos apenas médicos; somos psicólogos, somos assistentes sociais que podem, até certo ponto, desenvolver ou educar essas pessoas que, em determinado momento, tinham uma falta geral de conhecimento sobre suas doenças”, disse ele.

Além de cuidar dos doentes, a equipe cubana de oftalmologistas do Hospital Juan María de Salvatierra também realizou workshops sobre doação de órgãos, especificamente doação de córneas, e trabalhou na capacitação de residentes para desenvolver um banco dessas membranas.

Desde 2022, com sua chegada aqui, eles também colaboram em atividades relacionadas à prevenção e educação em saúde para pacientes com diabetes mellitus, em um contexto marcado por alta incidência dessa condição na Baixa Califórnia do Sul.

Para Casanova, que tem experiência anterior no Iêmen, Jamaica e Equador, o México foi muito importante pela integração alcançada e pelo aprendizado sobre os protocolos, organização do serviço e diretrizes de prática clínica estabelecidas no país norte-americano.

Longe de sua terra natal, a médica sente saudades de seus entes queridos, mas compensa essas ausências com o orgulho de dar aos cidadãos desta nação a oportunidade de observar “a vida através de um feixe de cores” e, assim, corresponder à confiança depositada nela.

Há poucos dias, a presidente Claudia Sheinbaum reconheceu o desempenho dos especialistas da ilha no México, que atualmente somam mais de três mil, e garantiu que as contratações destes e de outros países continuarão.

Referindo-se às visitas aos centros de saúde durante seus passeios pelo país, ele mencionou que viu médicos cubanos trabalhando nos lugares mais remotos “com uma convicção, um trabalho e uma integração com todo o pessoal de saúde que é muito importante para a população”.

lam/las/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES