O dia começou com pedidos de participação nas importantes pesquisas de líderes políticos, como o primeiro-ministro Narendra Modi, antes de tomar o banho religioso no Mahakumbh, o presidente Droupadi Murmu, Rahul Gandhi, do Congresso Nacional da oposição, entre outros.
Para os especialistas, essas eleições são cruciais para decidir o futuro da cidade com questões urgentes como poluição, gerenciamento de lixo e limpeza do rio Yamuna.
De acordo com a Comissão Eleitoral Nacional, a votação estará em andamento para a seleção das 70 cadeiras da assembleia em Delhi, em meio a uma segurança rígida, até as 18:00, horário local.
Um total de 699 candidatos estão na disputa e, de acordo com o órgão eleitoral, foram feitos preparativos para garantir um dia pacífico na capital nacional, incluindo a instalação de mais de 13.700 seções eleitorais, das quais 70 são administradas por mulheres e um número semelhante por pessoas com algum tipo de deficiência.
A Comissão Eleitoral também mobilizou mais de 180.000 funcionários para garantir que os eleitores fossem bem atendidos.
Entre os líderes proeminentes cujo destino político será decidido hoje estão o coordenador nacional da AAP, Arvind Kejriwal, o ministro-chefe de Delhi, Atishi, e Gopal Rai.
Também Vijender Gupta, Pravesh Verma, Ramesh Bidhuri e Kailash Gahlot, do BJP, e os líderes do Congresso Sandeep Dikshit, Haroon Yusuf e Alka Lamba.
oda/lrd/bm