Os maiores aplausos foram para o jovem talento Nguyen Duc Kien, da National Academy of Music, vencedor do primeiro prêmio do grupo C, que impôs sua classe sobre os outros 24 concorrentes de mais de 10 países, incluindo Rússia, China, França e Estados Unidos.
Além de Duc Kien, o colega Vo Giap Phong e Nguyen Minh Viet, do Hanoi College of Art, ganharam o prêmio de consolação no grupo A e o terceiro lugar no grupo B, respectivamente. O Concurso Internacional de Piano de Fujairah é organizado pela Academia de Belas Artes de Fujairah, capital da província de mesmo nome, e foi patrocinado por Sua Alteza Sheikh Mohammed Bin Hamad Al-Sharqi, príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos.
Ao divulgar a informação, o jornal Cong Luan enfatizou que o prestigiado evento musical, que é realizado desde 2019, tem como objetivo criar um espaço internacional onde jovens pianistas possam mostrar seu talento e trocar culturas.
Para a 6ª edição, foram realizadas rodadas classificatórias em 10 países, incluindo os principais centros de treinamento de piano clássico, como Rússia, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Japão, embora a competição também tenha contado com participantes independentes.
Referindo-se ao principal laureado, a publicação observou que seu triunfo “é o doce fruto de muitos anos de esforço constante, pois Nguyen Duc Kien não apenas possui um raro talento musical, mas também é uma prova de perseverança, trabalho árduo e uma paixão ardente pela música clássica”.
oda/mpm/bm