Com temas femininos como tema central, Yanara Mejias Verona, vice-diretora do Teatro Tomás Terry, disse à Agência Cubana de Notícias que as peças de companhias cubanas no evento incluem Las penas saben nadar, Favez y Remolinos en las aguas, Desde el sótano, Historia de Papel e Me llamaban Tula, entre outras.
Entre os grupos cubanos participantes estarão Pálpito, Teatro Escambray, Estudio Teatral de Santa Clara, Teatro de Las Estaciones, Teatro Primero, Kilómetro Cero, Centro Dramático de Cienfuegos e Teatro de la Fortaleza.
O amor não correspondido, a violência contra a mulher, a luta pela igualdade de gênero em uma época em que as mulheres eram proibidas de entrar nas universidades são alguns dos temas abordados pelos espetáculos individuais, que aparecem nas resenhas das peças do programa artístico.
Grupos de teatro do México, Uruguai e Costa Rica também estarão presentes nessa cidade, de acordo com Miguel Cañellas, diretor do teatro Tomas Terry e chefe do comitê organizador do evento, que também incluirá um espaço teórico para conferências, oficinas, aulas práticas e apresentações de livros.
Entre as personalidades das artes cênicas confirmadas para o evento está a atriz, cantora, criadora audiovisual e pesquisadora costarriquenha Karina Picado Vargas, que participou da edição anterior do Festival em 2023.
Desta vez, ela ministrará um workshop sobre a construção e habilidades neuroemocionais e neuro-reações para atores; também apresentará e fará uma leitura dramatizada de um texto.
As apresentações serão realizadas no salão principal e no Ateneu do Coliseu Tomás Terry, e nas salas “Guanaroca” e “Teatro A Cuestas”. Durante o evento, serão entregues o Prêmio Teatro Terry 2025 e o Prêmio da Popularidade.
Cañellas explicou à ACN que esta é a sexta edição do Festival, desde que ele se tornou um evento latino-americano, devido ao interesse demonstrado pelos cultores do gênero na América, Espanha, Portugal e Itália.
Na verdade, esta será a décima primeira vez que o Festival de Monólogos é realizado, pois Cienfuegos organiza esses festivais desde 2002, mas antes disso eles eram limitados ao nível nacional.
mem/mml/mb