Esta sessão se concentrará na apresentação de propostas de emenda legislativa para cada artigo da disposição.
Cada proposta será discutida entre os membros da comissão especial, que poderão fazer sugestões de modificação e melhoria em busca de um consenso.
Todas as propostas de emendas legislativas serão submetidas à votação nas reuniões de 17 e 24 de fevereiro.
As recomendações aprovadas pelos membros da mesa serão submetidas à aprovação do plenário do STF e, se acatadas, serão enviadas ao Congresso Nacional para análise e possível reformulação da lei do marco temporal.
O povo indígena Xukuru-Kariri, que vive em Palmeira dos Índios, município do estado de Alagoas (nordeste), aguarda a homologação da terra indígena e, consequentemente, a retirada dos ocupantes não nativos do local.
A previsão era de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fizesse a certificação em dezembro, mas isso não aconteceu porque ele foi levado às pressas ao hospital para drenar um hematoma na cabeça.
No mesmo mês, Lula foi afastado e, quase dois mandatos depois, os Xukuru-Kariri imploraram a assinatura.
A expectativa, porém, parece estar chegando ao fim. Em recente entrevista à imprensa, o coordenador da Fundação Nacional dos Povos Indígenas de Alagoas, Cícero Albuquerque, afirmou que não há justificativa para a demora na aprovação.
“O compromisso, ainda durante o governo de transição, é titular 14 áreas no país, dessas 14, 13 já foram feitas, resta apenas Palmeira dos Indios”, disse.
Agora surgiu a possibilidade de Lula assinar a confirmação em abril.
“Abril é o mês do Abril Indígena, fruto da pressão política dos indígenas em Brasília, e também foi uma data em que o governo anunciou algumas medidas efetivas… Sabemos disso pelas conversas entre as partes e pela repercussão das lideranças dos movimentos”, disse.
Lula se mostrou otimista de que o STF em breve procederá com a demarcação de terras, incluindo os sete mil hectares de Palmeira dos Indios.
Desde 2017, o Estado invoca a tese-quadro para reivindicar territórios.
Segundo essa interpretação, a propriedade da terra só é garantida àqueles que comprovarem que estavam no espaço na data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988. Na prática, isso limita o reconhecimento.
npg/ocs/ls