De acordo com a propaganda, como novidade, o maior evento cultural da região central de Cuba incluirá o primeiro encontro internacional de história, cultura e tradições, “El Águila de la Trocha”, que será realizado no município de Morón, localizado no norte da província.
A Piña Colada, como é tradição, comemora os aniversários da União dos Jovens Comunistas e da Organização dos Pioneiros José Martí, mas nessa ocasião também comemora o 150º aniversário da primeira travessia da Trocha de Júcaro até Morón pelas tropas mambembes sob o comando de Máximo Gómez durante a guerra de independência contra o domínio espanhol.
Ao mesmo tempo, serão prestadas homenagens aos músicos Jesús Lacerda e Severino Wilson.
Os concertos de música fusion, alternativa e contemporânea, o Simpósio de Música e Juventude, a cruzada cultural “Latir avileño”, o Festival do Abacaxi e o encontro de grupos vocais “Corávila” estão entre as principais propostas dessa edição de 2025.
De acordo com os organizadores, os preparativos já começaram para garantir uma festa no nível merecido e esperado pelo povo de Ávila e pelos visitantes que vêm de dentro e de fora de Cuba para desfrutar desse coquetel cultural e sempre jovem.
Com propostas artísticas para todos os gostos e idades, esse festival é promovido e organizado pela Direção Cultural do território e pelo já famoso artista local Arnaldo Rodríguez, que também é presidente do comitê organizador.
Em todas suas edições, esse evento sempre teve como objetivo especial ser dedicado aos jovens e enfatizar o destaque da cultura nacional popular e tradicional por meio de todas as expressões de arte.
lam/dla/jb