A Associação de Escritores do Vietnã, em colaboração com o Comité Popular provincial, realizou o colóquio “Responsabilidade e aspiração do poeta”, no qual críticos literários, escritores, poetas, gestores culturais e investigadores analisaram o papel da poesia na sociedade atual.
Conforme explicou o responsável daquele grupo literário, Nguyen Quang Thieu, o tema do simpósio é inspirado num verso do poema “Dang Dung Viet Nam” (Postura do Vietnã) do mártir e poeta Le Anh Xuan.
Nascido em 1940 na cidade de Ben Tre, após concluir os estudos na Faculdade de História da então Universidade de Ciências de Hanói, Anh Xuan foi contratado como professor daquela instituição, onde rejeitou a oportunidade de realizar pesquisas no exterior para ingressar na guerra de resistência contra os invasores americanos.
No final de 1964 viajou para o sul e começou a trabalhar no subcomitê de Educação do Departamento Central de Propaganda do Southern Bureau e depois na Associação de Literatura e Artes da Libertação do Sul. Em 1966, foi admitido no Partido Comunista do Vietnã.
O jovem e promissor poeta morreu em 24 de maio de 1968, com apenas 28 anos, na aldeia de Phuoc Quang, província de Long An, durante um ataque do exército dos EUA.
Le Anh Xuan recebeu postumamente o Prêmio Estadual de Literatura e Artes do Vietnã e o título de Herói das Forças Armadas Populares por suas grandes contribuições à nação.
Por outro lado, na cidade de Ho Chi Minh a filial da Associação de Escritores realizou hoje uma celebração com o tema “Canção da Unidade”, para destacar a força da poesia como elo de coesão nacional, informou num relatório a estação de rádio Voz do Vietnã.
oda/mpm / fav