Essa é uma proposta da HIF Global, a empresa que planeja instalar uma fábrica de hidrogênio verde e combustíveis sintéticos em Paysandú (no oeste), com um investimento histórico.
O objetivo do parque solar é gerar eletricidade para alimentar a usina de produção de hidrogênio verde e combustíveis sintéticos. De acordo com a empresa, o parque terá capacidade máxima de 1.162 megawatts-pico (MWp), informou El Observador.
O projeto corresponde à solicitação de classificação de projeto e viabilidade ambiental de localização e foi enviado à Direção Nacional de Qualidade e Avaliação Ambiental.
Essa é uma etapa obrigatória como parte dos procedimentos para obter a Autorização Ambiental Prévia (AAP) para a construção da usina, que terá inversores, estações transformadoras e três subestações.
A linha de alta tensão terá aproximadamente 110 quilômetros de extensão, envolvendo um total de 245 torres alugadas e autossustentáveis.
A HIF Global indicou que a construção do parque levará 18 meses “no máximo” e especificou que, durante o pico da execução, precisará de cerca de 400 trabalhadores diretos e 50 indiretos.
Quando a fábrica estiver em operação, ela exigirá de oito a 12 trabalhadores diretamente e de quatro a seis indiretamente, disseram eles.
nmr/ool/bm