O embaixador cubano aqui, Alberto Blanco, informou em sua conta no X sobre a reunião na capital com Dai Bin, presidente da Academia de Turismo da China.
“Estendemos e aceitamos seu convite para a FITCuba 2025, onde a China é convidada de honra”, escreveu o chefe da diplomacia.
A 43ª edição desse evento, um dos maiores do gênero no Caribe, está programada para ocorrer em Havana de 30 de abril a 3 de maio.
Recentemente, a Ministra da Cultura e do Turismo da China, Sun Yeli, conversou com diplomatas caribenhos aqui e expressou que o gigante asiático está pronto para ser o convidado de honra do evento. Elizabeth Vela, assessora de turismo de Cuba para a Ásia, disse anteriormente à Prensa Latina que a maior das Antilhas está se concentrando em promover suas características de segurança e conexão com a natureza.
Cuba e China retomaram os voos diretos entre os dois países em maio de 2024, uma medida que se juntou a outros incentivos adotados pela nação caribenha, como a isenção de vistos para cidadãos chineses com passaportes comuns.
O embaixador da China em Cuba, Hua Xin, informou por meio da rede social X que 27.000 chineses entraram na ilha em 2024, “um aumento de mais de 50% em relação a 2023”.
O diplomata enfatizou que a nação caribenha está se tornando um destino turístico cada vez mais atraente para os cidadãos do gigante asiático.
Cuba e China comemoram o 65º aniversário das relações diplomáticas em 2025, mas os vínculos históricos remontam ao século XIX, quando os primeiros cidadãos chineses chegaram ao país antilhano.
jha/idm/bm