Lavrov, que chegou a Teerã no dia anterior em uma visita de trabalho após se reunir com Araghchi, disse que a Rússia está satisfeita com as medidas tomadas pelo Irã antes do início da construção da seção ferroviária Rasht-Astara, necessária para a implementação do corredor de transporte internacional “Norte-Sul”.
De acordo com ele, o lado russo espera que a construção comece em um futuro próximo e, para isso, a Rússia fornecerá um crédito de exportação.
Além disso, o chefe da diplomacia russa enfatizou que os contatos entre Moscou e Teerã continuam em um formato multilateral, inclusive no contexto da obtenção do status de observador do Irã na União Econômica Eurasiática (EAEU).
Esperamos que o acordo intergovernamental entre os membros da EEU e o Irã sobre livre comércio entre em vigor em um futuro muito próximo, enfatizou.
Isso, é claro, contribuirá para o crescimento do comércio em toda a nossa região e com nossos vizinhos iranianos. Nosso comércio apresenta uma dinâmica positiva: no ano passado, o volume do intercâmbio comercial aumentou em mais de 13%, destacou Lavrov.
Por sua vez, o Ministro das Relações Exteriores do Irã enfatizou que a cooperação entre a Rússia e seu país continua a se desenvolver nos campos de energia, construção de ferrovias, agricultura, comércio, turismo e muitas outras áreas.
oda/gfa/bm