Amente explicou que o governo da Etiópia tem dado atenção especial ao setor nos últimos seis anos para garantir a segurança alimentar do país.
Nesse sentido, ele mencionou conquistas como o desenvolvimento do trigo irrigado, a Iniciativa Legado Verde para o reflorestamento e os programas nacionais de Recompensa de Cesta Básica destinados a aumentar a produção de alimentos.
Os dois lados também discutiram a cooperação em apicultura e a celebração do 2º Dia Mundial das Abelhas. Considerando que a Eslovênia foi a primeira anfitriã desse evento, o ministro expressou o interesse da Etiópia em aprender com essa experiência.
Por sua vez, Radej apresentou uma explicação sobre o setor de apicultura em seu país e o conhecimento adquirido no primeiro Dia Mundial das Abelhas.
Ele expressou a disposição e o compromisso da Liubilenia em compartilhar experiências com a Etiópia nesse setor e nessa celebração.
O Dia Mundial das Abelhas é um dia que vem sendo comemorado desde 20 de maio de 2018 e foi estabelecido em 20 de dezembro de 2017 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Ele busca aumentar a conscientização sobre a importância dos polinizadores, as ameaças que eles enfrentam e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.
jha/nmr/bm