Domingo, Abril 06, 2025
NOTÍCIA

Assistência da Índia a Mianmar continua

Nova Delhi, 1 abr (Prensa Latina) Outro avião da Força Aérea Indiana partiu hoje para Mandalay em apoio às vítimas do devastador terremoto em Mianmar, levando 16 toneladas de ajuda humanitária, arroz e alimentos essenciais.

Em uma mensagem na Plataforma X, o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyan Jaishankar, acrescentou que um navio da Marinha indiana também partiu na terça-feira com 442 toneladas métricas de alimentos para o povo de Mianmar.

Jaishankar também informou que a unidade hospitalar de campo do exército está agora operacional em Mandalay, como parte da Operação Brahma da Índia, após o devastador terremoto de magnitude 7,7 que deixou milhares de mortos e feridos na vizinha Índia.

Desde o forte terremoto, que também atingiu a Tailândia e foi sentido em partes da Índia e da China, o governo indiano iniciou uma assistência humanitária contínua a Mianmar para apoiar os esforços de resgate e recuperação.

Fontes militares confirmaram que, no sábado, duas aeronaves transportaram suprimentos, medicamentos e equipamentos de sobrevivência para a população das áreas afetadas, bem como 80 especialistas da equipe de busca e resgate com equipamentos e materiais de socorro, além de um esquadrão canino.

Uma terceira remessa acrescentou um hospital de campanha, com cerca de 118 médicos e especialistas em saúde.

A marinha forneceu quatro navios para transportar material de apoio e necessidades básicas, dos quais dois chegaram no dia anterior e hoje, e um terceiro partiu na terça-feira. mem/lrd/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa