Sábado, Abril 05, 2025
NOTÍCIA

Congressista condenado por comentários sexistas no Peru

Por Manuel Robles Sosa

Lima, 2 abr (Prensa Latina) Uma condenação quase unânime continuou hoje contra o deputado neoliberal Ernesto Bustamante, por sustentar que as mulheres não têm condições biológicas para encontrar um incentivo para a ciência.

A rejeição do comentário veio do Ministério de Assuntos da Mulher, organizações feministas, parlamentares e outras vozes indignadas com a declaração de Bustamante em uma sessão do Comitê de Ciência e Tecnologia do Parlamento.

Comentando a apresentação do presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sixto Sánchez, o legislador questionado disse que estava surpreso e preocupado com o fato de o funcionário ter dito que no Peru um terço das pessoas dedicadas à ciência são mulheres e que a meta é chegar a 50%.

O Ministério da Mulher respondeu em um comunicado que a declaração de Bustamante “é absolutamente sexista e ultrapassada em tempos em que as mulheres contribuem e demonstram sua capacidade e conhecimento em vários campos, inclusive ciência e tecnologia”.

Ele também pediu a erradicação de preconceitos e estereótipos de gênero que não contribuem para o desenvolvimento do país e para a igualdade de oportunidades.

Por sua vez, a parlamentar progressista Ruth Luque descreveu as palavras do legislador como uma expressão de ignorância e pensamento retrógrado de alguém que não percebe que, nos dias de hoje, as mulheres ocupam posições de destaque em todas as atividades. A organização feminista Manuela Ramos enfatizou que “não há base científica para que as mulheres sejam menos qualificadas para as ciências exatas”.

“É lamentável a atitude do congressista, cujas declarações evidenciam suas intenções de perpetuar a discriminação e promover retrocessos na educação das mulheres”, acrescentou.

A representante da Associação Peruana de Mulheres na Ciência, Vanessa Navarrete, considerou irônico o fato de Bustamante invocar sua condição de cientista para validar seu comentário, sem nenhum estudo que apoie suas afirmações.

A presidente do Comitê Pró-Mulheres em Ciência e Tecnologia, Allison Rodriguez, lamentou a alegação de Bustamante de que sua declaração sobre o status biológico das mulheres foi tirada do contexto, observando que suas palavras estão gravadas.

oda/mrs/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa