Sábado, Abril 19, 2025
NOTÍCIA

Feira internacional ExpoCaribe promovida em Cuba

Havana, 9 abr (Prensa Latina) Cuba convidou hoje a participar da 20ª edição da Feira Internacional ExpoCaribe, que se realizará de 23 a 27 de junho no leste do país.

O Complexo Cultural Heredia, na província de Santiago de Cuba, será novamente sede do evento, organizado pelo Governo do território, o Ministério de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (Mincex) e a Câmara de Comércio da República de Cuba.

Entidades nacionais e estrangeiras poderão apresentar seus portfólios de ofertas e demandas, incluindo produtos, serviços e tecnologias, o que facilitará a identificação de interesses, bem como a complementação econômica e comercial entre os países da região do Caribe e de outras partes do mundo, de acordo com uma nota do Mincex.

A ExpoCaribe, lembrou a agência, é um espaço a favor do aumento do investimento estrangeiro, principalmente nas províncias do leste, da promoção de fundos exportáveis e da substituição de importações.

Atores públicos e privados da maior das Antilhas participarão do evento, em um momento de grandes complexidades econômicas internacionais, às quais se soma, no caso cubano, a intensificação do bloqueio econômico, financeiro e comercial por parte do governo dos Estados Unidos, disse a fonte.

A plataforma ExpoCaribe é reconhecida pela Associação de Feiras Internacionais das Américas (Afida) e tem uma marca registrada no Escritório de Propriedade Industrial de Cuba, lembrou o texto.

O chefe do Mincex, Oscar Pérez-Oliva, e a diretora de Comércio Exterior, Investimento Estrangeiro e Cooperação Internacional de Santiago de Cuba, Madelaine Cortés, fizeram o anúncio hoje aos membros do corpo diplomático acreditado em Havana, segundo a agência de notícias local ACN.

A feira deve ser uma nova oportunidade para fortalecer não apenas a integração regional, mas também a complementaridade econômica e comercial do Grande Caribe com outras áreas do mundo, como a Rússia, já que o programa inclui um fórum com o país euro-asiático, disse a funcionária, citada pela agência de notícias.

Estão convidadas empresas e agências de promoção do comércio, investimento e cooperação de países da África, Ásia, Europa e América Latina, bem como as representações em Cuba de agências das Nações Unidas e outras organizações multilaterais, acrescentou o relatório.

rc/mjm/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa