O Centro de Operações de Emergência (COE) informou esta noite em suas redes sociais que a decisão foi tomada com base nas constatações e condições observadas pelos mais de 300 brigadistas que permanecem ativos no local do desabamento do teto da boate Jet Set, no Distrito Nacional.
Ele especificou que isso não significa o fim do trabalho na área afetada, mas “o cumprimento de uma nova etapa dentro do protocolo internacional estabelecido para o gerenciamento desse tipo de emergência”.
O COE disse que, durante as últimas 48 horas, as equipes de resgate trabalharam sem interrupção, removendo escombros, prestando assistência aos feridos e recuperando pessoas com vida.
Depois de esgotar todas as possibilidades razoáveis de encontrar mais sobreviventes, a operação entra em uma fase diferente, mas igualmente sensível e crucial: a recuperação dos corpos”, disse o comunicado.
Ele explicou que, uma vez concluída essa segunda fase, a investigação prosseguirá, com o objetivo de esclarecer as causas do desabamento do teto da discoteca.
Há cerca de seis horas, o COE confirmou a morte de 124 pessoas. No dia anterior, o presidente dominicano Luis Abinader decretou três dias de luto nacional até amanhã.
rc/mpv/glmv