Segundo o comunicado, o documento foi assinado pelo chefe da Roscosmos, Dmitry Bakanov, e pelo presidente do Instituto Kurchatov de Pesquisa Científica, Mikhail Kovalchuk.
De acordo com o texto, o Instituto Kurchatov assumirá a liderança científica do programa espacial nuclear, que está sendo implementado dentro da estrutura do novo projeto federal “Space Atom”.
O principal objetivo do programa é desenvolver capacidades científicas e técnicas baseadas em pesquisa fundamental e desenvolvimentos aplicados. Espera-se que essa cooperação ajude a desenvolver tecnologias espaciais nucleares, bem como acelerar o desenvolvimento industrial e a introdução dessas tecnologias no mercado.
Além disso, as partes concordaram em estabelecer um Conselho Conjunto de Desenvolvimento Estratégico, que coordenará seus esforços conjuntos.
Especialistas do Instituto Kurchatov receberam uma patente para um sistema autônomo para fornecer energia a equipamentos e pessoal em uma base lunar em condições extremas.
Desenvolvedores russos também assumiram o projeto de um motor de foguete de plasma e decidiram usar material auto-reparador em trajes espaciais russos.
jcm/gfa / fav