De acordo com a comunicação emitida pelo Ministério Público em seu site, foi decidido reconhecer as atividades da ONG Hope Harbor Society em território russo como indesejáveis.
A organização foi fundada em janeiro de 2024 e se dedica a apoiar blocos de oposição contra o atual governo russo, além de estar ativamente envolvida na organização e coordenação de protestos que ocorrem não apenas nos Estados Unidos, mas também em outros países.
Durante os eventos, os participantes usam símbolos associados a organizações extremistas, como a associação paramilitar ucraniana “Russian Freedom Legion” e a UPA.
Além disso, a Hope Harbor Society arrecada fundos para as Forças Armadas da Ucrânia, divulgando informações falsas sobre o exército russo. A organização também coopera com organizações extremistas, o que se tornou um dos motivos para o reconhecimento de suas atividades como indesejáveis.
Esta semana, o Gabinete do Procurador-Geral declarou indesejáveis as atividades da “Associação dos Territórios do Norte” do Japão porque ela é financiada pelo orçamento japonês e promove ativamente ideias sobre a transferência das Ilhas Curilas para a soberania japonesa.
Na semana passada, o Gabinete do Procurador Geral decidiu reconhecer as atividades da Elton John HIV/AIDS Foundation como indesejáveis no país devido à sua ênfase na promoção de relações sexuais não tradicionais (o movimento LGBT é reconhecido como extremista e proibido na Rússia).
Anteriormente, as atividades da organização belga Alliance of Liberals and Democrats for Europe e sua ala jovem, a European Liberal Youth, eram consideradas indesejáveis na Rússia.
jcm/gfa/bm