Sábado, Abril 19, 2025
NOTÍCIA

Camboja e Cuba definem roteiro para cooperação agrícola

Phnom Penh, 11 abr (Prensa Latina) Especialistas em desenvolvimento agrícola do Camboja e Cuba definiram um roteiro que abre hoje possibilidades reais para alcançar resultados concretos na cooperação bilateral neste campo.

Isso ficou claro em uma videoconferência com a participação do chefe da Diretoria Geral de Agricultura do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Reino, Ngin Chhay, e do especialista em Regulamentação Técnica e Qualidade do Ministério do Comércio Exterior e Investimento de Cuba, Karel Serrano.

As partes discutiram a implementação do projeto experimental para o estudo e a avaliação de diversas variedades de sementes de arroz do Camboja na ilha, regido pelo Memorando de Entendimento entre o Instituto Cubano de Pesquisa de Grãos e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola dessa nação indochinesa.

O intercâmbio frutífero possibilitou a definição de estratégias de trabalho conjunto em curto e médio prazo, bem como ações a serem implementadas em etapas claramente definidas por ambas as partes, para garantir o sucesso do programa de cooperação bilateral.

Na ocasião, a embaixadora cubana no país, Milena Zaldívar, enfatizou que o fórum virtual, realizado no dia anterior, ratifica a vontade de ambos os governos de fortalecer os laços econômicos e comerciais entre as duas nações que, em 15 de abril, comemoram 65 anos do estabelecimento de relações diplomáticas. “Em um momento em que celebramos as relações históricas e especiais de amizade entre nossas duas nações, somos movidos por um firme compromisso de continuar avançando na cooperação em agricultura e dar seguimento ao consenso adotado, com base no respeito mútuo, solidariedade e compreensão”, disse o diplomata.

npg/mpm/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa