De acordo com o anúncio, os convidados participarão de palestras, exibições de filmes, uma exposição e um concerto, todos dedicados ao festival que simboliza a renovação da natureza e o início de um novo ano.
O evento é organizado pela Fundação Ibn Sina, pelo Brics plus Media and Culture Center e pela Biblioteca de Literatura Estrangeira M. I. Rudomino.
A orientalista Viktoria Purjekmat falará aos convidados sobre as tradições e o simbolismo de Nowruz, sua filosofia e sua história. Enquanto isso, a acadêmica iraniana Svetlana Tarasova dará uma palestra sobre o papel das mulheres na arte, literatura e vida social iranianas.
Além disso, serão exibidos dois curtas-metragens sobre a vida e a cultura persa. Uma exposição de arte iraniana estará aberta durante toda a noite. Música ao vivo completará o ambiente: um artista daquela nação asiática tocará o tradicional instrumento de cordas santur.
Nowruz, também conhecido como Ano Novo Iraniano, é comemorado anualmente no dia do equinócio de primavera, 20 ou 21 de março.
É um dos principais feriados não apenas no Irã, mas também em vários estados da Ásia Central e algumas regiões da Rússia. Nowruz está incluída na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.
oda/gfa / fav