De acordo com fontes parlamentares, alguns deputados já fizeram essa acusação com base em desvio de fundos, falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito.
Por sua vez, o Ministro da Justiça, Ousmane Diagne, confirmou que apenas crimes financeiros estão sendo investigados no momento, mas não descartou futuras acusações de alta traição se surgirem provas suficientes.
Desde o ano passado, o primeiro-ministro do Senegal, Ousmane Sonko, acusa o governo do ex-presidente Macky Sall de manipular dados para apresentar um quadro econômico, financeiro e orçamentário que não tem nada a ver com a realidade.
Sonko também disse que os ex-ministros Amadou Ba, Mamadou Moustapha Ba e Abdoulaye Daouda Diallo publicaram dados errôneos e mentiram para a população.
Enquanto isso, o ministro das finanças, Abdourahmane Sarr, disse na época que o relatório realizado após uma auditoria das finanças públicas revelou que a dívida pública para o período de 2019 a 2023 era de 76,3% do PIB, mais de dez pontos percentuais acima dos 65,9% anunciados pelas autoridades em exercício.
mem/fvt/bm